Skip to content

Celular não conecta no Wi-Fi? 5 Maneiras de Resolver

O seu celular não conecta no Wi-Fi? Então, saiba que logo abaixo vamos mostrar 5 maneiras de resolver isso. Portanto, fique ligado neste artigo para resolver esse problema.

O correto funcionamento do Wi-Fi no celular depende de alguns fatores trabalhando em conjunto, como o roteador, a operadora utilizada e a chegada da antena no aparelho. Se algum desses elementos apresentar problemas, a internet não irá funcionar da forma correta. Por isso, se o seu celular não conecta no Wi-Fi, veja a seguir cinco formas de resolver esse problema.

Ative e desative o modo avião do celular

Geralmente, ativar e desativar o modo avião costuma ser eficiente para solucionar simples problemas de conexão com o Wi-Fi. O seu telefone pode não estar pegando o Wi-Fi porque em redes compartilhadas com outras pessoas, a troca de IPs pode gerar conflitos, impedindo assim que o celular de uma dessas pessoas se conecte, já que outro dispositivo pegou o endereço da rede. Quando não acontece a troca automática, é necessário forçar a reconexão para que assim o servidor consiga entregar um novo identificador de rede.

Reiniciar o telefone

Se mesmo entrando e saindo do modo avião o problema não resolver, então você deve reiniciar o celular para tentar recuperar a conexão de internet. Se todos os dispositivos funcionam na rede menos o seu, então você deve desligar o seu telefone e ligar de novo, a fim de eliminar possíveis conflitos e conseguir se conectar a internet Wi-Fi.

Hoje em dia a maioria dos celulares não tem a bateria removível, nesse caso ao desligar o telefone espere pelo menos um minuto para voltar a ligar ele. Mas caso o seu telefone tenha bateria removível, então retire ela por alguns minutos e depois reinicie de novo.

Wi-Fi

Reiniciar o roteador

Não é porque o celular não está conectando no Wi-Fi que o problema está totalmente ligado ao celular, pois as vezes a falha pode estar no roteador. E pode ser que um simples reset no roteador consiga resolver o problema, por isso desligue e ligue o seu roteador para verificar se pode ser isso.

Na maioria dos aparelhos para reiniciar é só tirar ele da tomada, esperar alguns minutos e depois colocar na tomada de novo, mas tem alguns modelos de roteador que tem uma chave na parte de trás. Além disso, é importante conferir também se paredes, janelas, eletrônicos ou outras coisas não estão influenciando no funcionamento inadequado do aparelho.

Veja se o sistema está atualizado

O sistema operacional dos celulares são atualizados de forma frequente. E normalmente essas atualizações trazem melhorias e novidades para os usuários. Quando um celular fica desatualizado, pode acontecer problemas de funcionamento, devido a erro de software. Por isso, confira se o seu aparelho está na atualização mais recente.

No iPhone o usuário pode conferir se o aparelho está atualizado acessando Definições, depois Geral e, em seguida Atualização, se não tiver nenhuma notificação é porque o aparelho está atualizado. No Android é preciso acessar as Configurações do aparelho, depois Sistema, Avançado e para finalizar Atualização do Sistema.

Reinicie os ajustes de rede no celular

Se nenhuma das alternativas citadas resolver o problema, então você deve executar uma restauração das configurações de rede do seu celular, seja ele Android ou iOS. Mas, faça isso como última alternativa, pois esse procedimento tira todas as redes Wi-Fi salvas no aparelho.

Para reiniciar os ajustes de rede no celular Android, geralmente é preciso entrar no menu de backup e depois acessar restauração para encontrar essa opção. Mas, lembrando que o processo muda dependendo do fabricante. Agora no iPhone o processo deve ser realizado no menu Redefinir dos Ajustes.