Consulta Programa Pé de Meia – Como Se Inscrever e Receber

Saiba tudo sobre o Programa Pé de Meia, veja como realizar a consulta, como se inscrever, como receber e muito mais. Tudo sobre o Programa Pé de Meia vamos mostrar aqui.

O Pé de Meia é um programa que foi criado recentemente pelo governo federal e tem o intuito de ajudar financeiramente os estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Como funciona o Programa Pé de Meia?

Pé de Meia é um programa que foi criado para incentivar os estudantes do ensino médio de colégios públicos a terminarem os estudos, por meio de uma ajuda financeira.

Para ficar por dentro de mais informações sobre o Programa Pé de Meia é só acessar o aplicativo Caixa Tem, o aplicativo Jornada do Estudante, o Portão Cidadão da Caixa ou então entrar em contato com o fale conosco do MEC.

O Programa Pé de Meia foi criado para os estudantes de baixa renda que estudam no ensino médio da rede pública e que estão dentro dos requisitos exigidos, que são:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos de idade;
  • Ter no mínimo 80% de frequência escolar;
  • Participar dos exames obrigatórios;
  • Precisa ser aprovado no ano letivo;
  • Tem que ser de família inscrita no Cadastro Único.

Lembrando que não é preciso inscrição no programa, e os estudantes que fazem parte do Programa Bolsa Família possuem prioridade nesse benefício.

Os estudantes do EJA que tem entre 19 e 24 anos podem participar desse programa, desde que eles participem do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

O Programa Pé de Meia foi criado em janeiro de 2024. E no começo de cada ano, o MEC vai publicar uma portaria com os requisitados necessários para fazer parte do programa.

Como se inscrever o Programa Pé de Meia?

Para fazer parte do Programa Pé de Meia o estudante não precisa fazer inscrição, é só ter CPF, estar matriculado em uma escola pública cursando o ensino médio até abril de 2024, e fazer parte de uma família que faça parte do Bolsa Família.

Caso o estudante atenda a esses requisitos e seja selecionado pelo MEC para fazer parte desse programa, a Caixa Econômica Federal vai abrir uma conta digital no nome do estudante.

Essa conta pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. E caso o estudante seja menor de idade, o responsável legal deve autorizar a movimentação da conta pelo aplicativo Caixa Tem.

A conta dos beneficiários do Programa Pé de Meia pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, pelos caixas eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e casas lotéricas.

Como receber o Programa Pé de Meia?

Para receber o Programa Pé de Meia é preciso que o estudante atenda aos requisitos exigidos, como estar matriculado na escola pública, ter no mínimo 80% de frequência escolar, ser aprovado no ano letivo, participar dos exames obrigatórios, entre outros.

Se o aluno atender a todos os requisitos exigidos e for selecionado pelo MEC para fazer parte do programa, a Caixa abri uma conta digital para ele, que pode ser utilizada pelo aplicativo Caixa Tem.

Se o estudante já tiver uma conta no Caixa Tem ativa, então não é preciso abrir uma conta nova para o benefício, desde que sejam do tipo Poupança Caixa Tem ou Poupança Social Digital e estejam no nome do estudante.

E para os estudantes que ainda são menor de idade, o responsável legal precisa autorizar a movimentação da conta por meio do aplicativo Caixa Tem, acessando a opção Programa Pé De Meia e depois clicando em Permitir acesso a um menor. Ou então, também tem a opção de autorizar indo até uma agência da Caixa Econômica Federal para o procedimento.

Carregando…

0

Rolar para cima