Saiba como consultar PIS Pasep pelo CPF e também veja quem tem direito, quanto paga, o que é, como tirar dúvidas sobre esses benefícios e muito mais.
PIS é a sigla de Programa de Integração Social e Pasep significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ambos são programas do governo em parceria com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Uma dúvida muito comum é em relação a quem tem direito ao PIS Pasep. Esses programas podem gerar dúvidas em algumas pessoas e por isso preparamos este artigo para ajudar.
Quem tem direito ao PIS Pasep são os cidadãos cadastrados no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos e que tinham uma renda máxima de até dois salários mínimos no ano base.
Além disso, para receber o abono salarial é necessário ter trabalhado por pelo menos trinta dias com carteira assinada durante o ano base. É preciso também ter os dados atualizados no governo, e isso deve ser realizado pelo empregador.
>Consulta PIS pelo CPF<
E abaixo vamos mostrar como consultar PIS / Pasep e ver o saldo e extrato da sua conta, saiba também se tem direito a continuar recebendo o benefício e entenda como ele funciona de uma vez por todas.
Como consultar PIS e consultar Pasep online? No aplicativo Caixa Trabalhador, é possível se informar sobre o seguro desemprego e o abono salarial. Por meio desse aplicativo é possível conferir o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e tirar dúvidas.
- Baixe o aplicativo Caixa Trabalhdor;
- Coloque o número do CPF ou número de NIS;
- Agora clique em consultar PIS.
Quem tem direito ao PIS? Pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos trinta dias no ano anterior;
Quem ganhou no máximo dois salários mínimos em média por mês; Tem que estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
E, é necessário, ainda que a empresa onde trabalhava tenha fornecido os dados de forma correta ao Governo Federal.
Quem ganhou no máximo dois salários mínimos em média por mês; Tem que estar inscrito no PASEP há pelo menos cinco anos;
E, é necessário, ainda que a empresa onde trabalhava tenha fornecido os dados de forma correta ao Governo Federal.
Como se cadastrar no PIS? Por exemplo, para pedir a vinculação ao PASEP, a entidade deve dirigir-se por escrito a uma agência do Banco do Brasil e informar alguns dados como razão social, número da inscrição CNPJ, endereço e outras para fazer o cadastro dos seus funcionários.
Portanto, saiba que quem faz o cadastro no PIS não é o trabalhador, e sim o empregador. Com isso, saiba que é possível consultar para ver se você está cadastrado nesses recursos.
Parecido com a criação do PIS, a Lei Complementar nº 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público o PASEP, com o qual união, municípios, estados, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil.
Telefone para tirar dúvidas: Caso seja vinculado ao PASEP, saiba que o Banco do Brasil disponibiliza um número de telefone para você consultar seu saldo, tirar dúvidas e muito mais. Para isso ligue nos seguintes telefones: 4004-0001 ou então no 0800 729 0001. Ou através do Alô trabalhador no número: 158.
Se tiver dúvidas sobre o PIS, ou outros benefícios sociais, como FGTS, cartão social e outros é só ligar no telefone: 0800 726 0207. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, e em dia de sábado das 10h às 16h. E, a ligação é totalmente gratuita e pode ser feita tanto de celular quanto de telefone fixo.