Como Consultar PIS Pasep - Portal 1M

Como Consultar PIS Pasep

Aprenda como consultar PIS Pasep neste artigo e entenda melhor como funciona este benefício que ajuda milhões de brasileiros a conseguir um dinheiro extra.

Saiba como consultar PIS Pasep e tire todas as dúvidas, como funciona, quem tem direito em 2023, quanto paga e muito mais. Confira tudo sobre o PIS/PASEP neste guia completo!

Os pagamentos do PIS Pasep 2023 estão liberados, confira quem tem direito a receber os benefícios neste ano e aprenda como fazer uma consulta PIS Pasep para ver mais detalhes do benefício no seu CPF.

Em alguns passos você consegue consultar o PIS Pasep, atualmente é possível fazer a consulta online, seja no site ou aplicativo oficial do Governo, abaixo vamos mostrar o passo a passo.

CONSULTAR PIS PELO CAIXA TRABALHADOR

Chega de enfrentar filas enormes em bancos e assistência social, agora é possível consultar os benefícios online, usando aplicativos ou sites do Governo Federal, fique atento aos nossos tutoriais para aprender como consultar.

Abaixo mostraremos o passo a passo de como consultar PIS/PASEP usando o CPF ou número do NIS. Lembrando que este não é o site oficial do Governo, apenas mostramos como consultar os benefícios.

Só forneça informações pessoais a sites do Governo, que geralmente terminam com “.gov.br” e quando é banco ficar de olho se é realmente o site oficial do banco na URL, cuidado para não cair em golpes.

CONSULTAR PIS PELO CAIXA TRABALHADOR

Sem maiores enrolações, agora vamos começar nosso guia, que passa por vários tópicos falando do PIS/Pasep, leia nosso artigo completo e aprenda!

Como saber se eu tenho direito ao PIS/Pasep 2023?

Além da principal exigência citada no último tópico, é necessário seguir mais algumas regras para receber o PIS/Pasep 2023, confira algumas regras para receber:

É necessário estar cadastrado no PIS/Pasep por pelo menos 5 anos; receber no máximo 2 salários mínimos por mês durante o ano de 2021; trabalhador por pelo menos 30 dias em 2021 (não sendo necessário ser consecutivo); estar com os dados corretamente preenchidos na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

VEJA AGORA: Como consultar PIS no Caixa Trabalhador

Quem é MEI pode receber PIS?

O MEI (Microeemprendedor Individual) é considerado como se fosse um empresário de menor porte, ou seja, não tem direito ao PIS, que é destinado aos trabalhadores de carteira assinada (CLT).

Mas, atenção! Se o MEI tiver vínculo empregatício com alguma empresa ao mesmo tempo que é MEI, neste caso ele tem o direito de receber o PIS.

Como consultar PIS/Pasep pelo CPF:

Veja abaixo como consultar PIS/PASEP pelo CPF sem precisar sair de casa. Confira as duas opções de como consultar PIS/PASEP pela internet:

Opção 1: Aplicativo Caixa Trabalhador

Usando o aplicativo Caixa Trabalhador é possível consultar PIS, Abono Salarial, FGTS, INSS, entre outros benefícios do Governo, por isso recomendamos o artigo de “Como Baixar o Aplicativo Caixa Trabalhador e Consultar PIS“.

Lembrando que para fazer o login no aplicativo Caixa Trabalhador é necessário ter conta na Caixa Econômica Federal e obter a autorização para uso do aplicativo no seu celular ou computador.

Opção 2: Site Meu INSS pelo GOV.BR

  • Entre no site Meu INSS, agora faça o login com a conta GOV.BR;
  • Agora acesse a opção “Benefícios”;
  • Escolha a opção PIS ou Pasep;
  • Pronto! Agora as informações serão passadas direto na sua tela.

Como consultar PIS/PASEP pelo telefone?

A Caixa Econômica Federal fica com todo o trabalho de cuidar do PIS. Sendo assim, em caso de dúvidas não resolvidas, reclamações que tenha para fazer ou qualquer outro detalhe, é necessário entrar em contato com a Caixa nos atendimentos destinados ao PIS:

  • Telefone para consultar PIS e tirar dúvidas: 0800-726-0207

O Banco do Brasil faz toda a parte do PASEP para os servidores públicos, por isso, em caso de dúvida, reclamação ou coisas do gênero, fale com o Banco do Brasil pelo telefone:

  • Telefone para consultar PASEP no Banco do Brasil: 0800 729 0001

OBSERVAÇÃO: Também existe o canal Alô Trabalhador, para tirar dúvidas pelo telefone. Entenda melhor no tópico a seguir…

Como tirar dúvidas do Pis Pasep pelo telefone?

É comum ter dúvidas sobre o PIS Pasep, mas o bom é que pelo telefone do Alô Trabalhador tem como tirar todas as dúvidas referentes a esses programas. Para isso, é só ligar no número 158.

O PIS Pasep são programas do governo administrados pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil que acabam gerando algumas dúvidas no cidadão.

Mas, qualquer dúvida relacionada a esses programas podem ser resolvidos pelo telefone do Alô Trabalhador no número 158. E também no site da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil tem como encontrar mais informações sobre o PIS Pasep e pode ser que nesses sites você encontre algo sobre sua dúvida.

O PIS Pasep são programas que os trabalhadores da iniciativa privada e pública tem direito. Apesar de serem programas simples pode acabar surgindo algumas dúvidas referentes a eles e o telefone do Alô Trabalhador pode resolver isso. Por meio do telefone 158 é possível tirar qualquer dúvida sobre o PIS Pasep.

O que é o PIS e Pasep?

O PIS e o PASEP são programas do governo que possibilitam a integração do trabalhador no desenvolvimento das empresas ou órgãos públicos. Esses programas sociais são pagos por empresas privadas e públicas com o intuito de custear benefícios para o trabalhador e, dessa forma, distribuir a renda nacional de uma melhor forma.

PIS significa Programa de Integração Social e esse programa foi criado para os trabalhadores do setor privado. E quem fica por conta da administração desse programa é a Caixa Econômica Federal.

O Pasep significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Esse programa é voltado para os trabalhadores do setor público e administração dele é feita pelo Banco do Brasil.

Os dois programas foram criados separadamente no ano de 1970, mas foram unidos no ano de 1975. Com a união dos programas foi criado o fundo PIS/Pasep.

Quem tem direito ao PIS Pasep são os trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais no ano de 2021. É preciso também estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos.

Além disso, os trabalhadores do setor privado também precisam ter atuado com carteira assinada por pelo menos trinta dias em 2021. E todos os cidadãos precisam ter seus dados corretos e atualizados no governo, que devem ser informados pelo empregador.

O valor a receber é de acordo com o período em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada em 2021. Cada mês trabalhado corresponde a um valor e períodos iguais ou maiores que quinze dias contam como um mês inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Rolar para cima