Skip to content

Documentos Necessários para Tirar Passaporte (2022)

passaporte

Com o turismo voltando a todo o vapor com o maior controle da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas pessoas estão procurando informações sobre os documentos necessários para tirar passaporte.

Pensando nisso, vamos expor neste artigo diversos detalhes sobre a emissão desse documento. A intenção é contribuir para você ter mais tranquilidade ao preparar a sua viagem ao exterior. 

Quais os documentos necessários para tirar passaporte?

Para tornar esse processo mais prático, a recomendação é inicialmente levar um documento de identificação, como CPF, carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho ou passaporte anterior.

  • No caso dos menores de idade, a certidão de nascimento faz parte dos documentos necessários para tirar passaporte. 

Também é fundamental apresentar o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral. Esse documento pode ser impresso pelo site do TSE.

No caso dos homens, é obrigatório comprovar que estão quites com o serviço militar. Nesse caso, a recomendação é mostrar a carteira de reservista.

Há casos específicos que exigem outros documentos necessários para tirar passaporte.

Com relação aos menores de 18 anos, é preciso que os pais ou responsáveis preencham formulários de autorização, fornecidos pela Polícia Federal. 

Se a pessoa alterou o nome ou sobrenome, é necessário levar as certidões de nascimento ou casamento ou de divórcio. 

Caso a pessoa tenha se naturalizado brasileira, é obrigatório mostrar a via original do certificado de naturalização.

Veja também:  Como Cancelar Pedido Petz (Cancelamento)

Para os indígenas viajarem para o exterior, é preciso levar a declaração emitida pela Funai ou a carteira de identidade do indígena. 

Como tirar passaporte em 2022?

Além de apresentar os documentos necessários para tirar o passaporte, é fundamental preencher um formulário, disponível no site da Polícia Federal. 

Ao preencher o formulário, o cidadão deve pagar uma taxa para dar prosseguimento ao processo.

Depois de realizar o pagamento da taxa, o próximo passo é agendar o atendimento na página da Internet da Polícia Federal, órgão que atua nos procedimentos para a emissão do passaporte.

É muito importante que o cidadão compareça à unidade da Polícia Federal selecionada no dia e horário agendados. 

Isso ajuda a tornar o processo mais rápido. Outro detalhe é que o passaporte deve ser retirado na unidade da Polícia Federal, em 90 dias, após ser emitido. Passando esse prazo, o documento será cancelado.

No caso dos menores de 16 anos, todo o processo de emissão de passaporte precisa ser acompanhado pelos pais ou representante legal.

Se houver urgência para obter o passaporte, é imprescindível apresentar a documentação que justifique a necessidade desse documento ser emitido em curto prazo. 

Agendamento de passaporte, como funciona?

Para facilitar a vida dos cidadãos, a Polícia Federal disponibiliza no site institucional a possibilidade de agendar o atendimento para o processo de emissão do passaporte ser finalizado.

Na unidade da Polícia Federal, é informada a data em que o documento estará pronto. Com a emissão do passaporte, é concedido um prazo de 90 dias para retirá-lo.

Caso o documento não seja recolhido pelo cidadão no prazo estipulado, o passaporte é sumariamente cancelado.

Ou seja, não basta ter os documentos necessários para tirar passaporte, também é essencial ter atenção com os prazos para finalizar o processo de emissão.

Veja também:  Telefone Meu Pag 0800, SAC, Falar com Atendente

passaporte

Quanto custa para tirar o passaporte?

O valor da emissão do passaporte apresenta variações, de acordo com a demanda.

Em situações normais, a taxa cobrada é de R$ 257,25. Nos casos de emergência, o valor passa para R$ 334,42.

Por isso, é recomendado especificar, com clareza, a necessidade de obter o documento. Afinal, esse fator influencia bastante no valor da taxa a ser cobrada.

Como tirar passaporte online?

É muito simples utilizar a Internet para dar prosseguimento à emissão de passaporte.

No site da Polícia Federal, o cidadão deve preencher formulários e agendar o atendimento para verificar se atende aos requisitos relacionados com a obtenção do documento.

Também pode acompanhar pelo site da Polícia Federal se o documento já foi emitido. Assim, fica mais fácil ir à unidade da instituição escolhida para pegar o passaporte.

Lembrando que é obrigatório pagar uma taxa para a emissão do documento. Antes disso, é vital reunir todos os documentos necessários para tirar passaporte.

Documentos necessários para viajar para o exterior

Com o passaporte emitido, a viagem para o exterior está praticamente garantida.

Contudo, é necessário ainda apresentar documentos, como visto, RG, comprovante de hospedagem, atestado de saúde e o certificado internacional de vacinação.

Também é preciso levar os comprovantes de seguro saúde e de condição financeira para arcar com os custos da viagem.