Os cartões de débito e crédito surgiram para facilitar as nossas vidas, concorda? Então, costumamos usá-los para a maioria dos pagamentos, pela praticidade. Mas, na hora de pagar a fatura, nem sempre nos lembramos de onde utilizamos o recurso.
Afinal, há como descobrir o estabelecimento na fatura do cartão, seja débito ou crédito? Isso é possível, e nós lhe ensinaremos através de um tutorial descomplicado. Confira!
Como descobrir estabelecimentos na fatura do cartão?
Conteúdo:
Sabendo que há como descobrir estabelecimentos na fatura do cartão, nós precisamos explicar alguns detalhes.
Além do valor da compra, horário e data em que foi feita, você pode visualizar o nome do estabelecimento.
O que acontece é que, conhecemos as lojas apenas pelo nome fantasia… Ao ver o nome real, não fazemos ideia do que se trata!
Como saber o estabelecimento que passei o cartão de débito?
Independente do banco que você faça uso, é possível saber o estabelecimento que passou seu cartão de débito. Saiba como:
- Acesse o aplicativo do seu banco/cartão.
- Encontre o saldo, e próximo a ele, descubra o detalhamento dos dados.
- Na lista de entradas e saídas da conta, você poderá conferir o nome do estabelecimento, data, horário e valor.
- Copie o nome do local, e faça uma pesquisa do CNPJ no Google.
Tendo essa informação, facilmente será possível saber se foi você quem fez a compra, ou se trata-se de uma fraude, algo bem comum nos dias de hoje.
Por isso, recomendamos que, quando você desconfiar que o valor da sua conta está “desaparecendo”, faça uma checagem destas questões tão importantes. Combinado?
Como descobrir compras feitas no cartão de crédito?
Com o cartão de crédito, a história não é diferente. Inclusive, as fraudes são mais comuns com esta modalidade de pagamento, devido a facilidade com que as informações virtuais “vazam”.
Se você tem um aplicativo e controla a sua fatura por lá, é mais fácil ainda! Verifique sempre o valor e cheque quais são as compras debitadas.
Quando houver desconfiança de alguma transação:
- Veja a data e horário, e tente se lembrar do que estava fazendo naquele momento.
- Confira o estabelecimento e jogue no Google para saber o nome fantasia da loja e/ou CNPJ.
- Verifique em seus tickets se o valor é compatível com alguma compra.
Uma dica extra: guarde os seus cupons fiscais. Como já dito, eles podem ser valiosos nestes momentos de conferência.
Aqueles que não acompanham a fatura via aplicativo, poderão realizar a conferência manual quando o documento chegar até suas casas. Há bancos que possibilitam a emissão da fatura também no caixa eletrônico.
De qualquer maneira, se você desconfia de que seu cartão foi clonado, questione a transação e entre em contato com a instituição bancária. Se o uso estiver acontecendo no presente momento, solicite o bloqueio temporário do cartão.
Como funciona uma fatura de cartão de crédito
A fatura do cartão de crédito é um documento com todas as compras feitas em um determinado período, e visa mostrar e comprovar ao consumidor o porquê daquele valor, naquele mês. Consegue entender a importância?
Apesar de parecer algo simples e corriqueiro, muitas vezes ignoramos a importância da fatura, e sequer a conferimos.
Abaixo, aprenda tudo que você precisa analisar!
1 – Dados gerais: além do seu nome e informações pessoais, no cabeçalho da fatura você encontra o valor total do mês, bem como o pagamento mínimo que deve ser feito.
2 – Juros: na maioria das faturas, é possível encontrar detalhes sobre os juros – apesar da informação estar sempre escondida. Esteja atento aos valores, especialmente se pretende atrasar o pagamento.
3 – Descritivo dos gastos: no detalhamento, é possível encontrar todas as compras feitas no último mês, o local, horário e valor. Além do nome do estabelecimento, é claro!
Conferiu tudinho? Feito isso, é hora de partir para uma análise mais crítica. Isso porque, a maioria das pessoas leva um susto quando a fatura do cartão chega, e nós não queremos que isso aconteça com você!
Depois de excluídas as possibilidades de golpe, tendo a certeza de que todos os gastos são seus, é preciso rever:
- Quais gastos são essenciais e quais são superficiais.
- O quanto a fatura do cartão compromete a sua renda.
- Quais são as despesas que se pode reduzir.
E assim por diante!
Embora a fatura deste mês já esteja fechada, reveja para os próximos!