Skip to content

Tirar Carteira de Trabalho pela Internet? (2021)

Carteira de Trabalho pela Internet

Atualmente, grande parte dos documentos passaram a ser válidos em sua versão digital, como é o caso da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Você sabia que a mesma regra é válida para a Carteira de Trabalho?

Algumas mudanças ocorreram, e hoje você pode tirar carteira de trabalho pela internet, além de o documento virtual ter o mesmo valor do físico. Quer saber como fazer para ter acesso a toda essa praticidade? Leia este artigo na íntegra!

Como tirar carteira de trabalho pela internet?

Sabendo que é possível tirar a carteira de trabalho pela internet, você deve estar se perguntando como fazê-lo, não é? Confira o passo a passo a seguir!

  1. Acesse o site oficial do Governo, através do seguinte link: https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital.
  2. Clique na opção “Obter a Carteira Digital”.
  3. Faça o seu cadastramento, informando todos os dados pedidos.
  4. Por fim, solicite sua carteira de trabalho digital.

É mais simples do que você pensava, né?

Também, é possível baixar o aplicativo em seu celular, com o intuito de ter em mãos (literalmente falando) o recurso, para acessar quando e de onde desejar.

Como agendar para tirar carteira de trabalho?

Além de tirar a carteira digital pela internet, existe a opção de agendar para tirar o documento pessoalmente. Quer saber o passo a passo? Confira!

  1. Acesse o site oficial do agendamento, através do seguinte link: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.
  2. Selecione o estado e o município em que se encontra.
  3. Clique sobre o serviço desejado.
  4. Escolha a data e horário de atendimento e prossiga.
Veja também:  Transferência de Caixa para Caixa cai na hora?

Prontinho! O agendamento está feito, e você tem a data e o endereço em mãos. Anote em um lugar visível para não se esquecer!

Também, você precisará ir até o local munido de alguns documentos, que são:

  • Documento de identificação pessoal com foto (como RG ou CNH).
  • Comprovante de residência atualizado.
  • Comprovante de estado civil (por exemplo, a certidão de casamento).

Separe tais documentos em uma pasta e leve-os no dia. 

Carteira de Trabalho pela Internet

Como tirar segunda via da carteira de trabalho?

Precisa emitir a segunda via da sua carteira de trabalho? É possível realizar o agendamento pela internet, através dos seguintes passos:

  1. Acesse o seguinte link: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.
  2. Selecione o tipo de atendimento desejado – neste caso, “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro.”
  3. Escolha o local em que deseja ir.
  4. Opte pela melhor data e horário conforme os seus compromissos.

Prontinho, é só finalizar o processo que seu horário está agendado. Percebe como é muito semelhante com o agendamento da primeira carteira de trabalho (mencionado anteriormente)?

Novamente, você precisará levar alguns documentos:

  • Documento de identidade com foto.
  • Comprovante do estado civil (certidão de nascimento ou de casamento).
  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior – como ficha de registro do empregado ou termo de rescisão de contrato.
  • Carteira de Trabalho caso tenha, mesmo que em mau estado de conservação OU boletim de ocorrência em caso de extravio/furto.

Não deixe faltar nenhum destes pois, nestes casos, o responsável pode negar o seu pedido de segunda via.

Com quantos anos pode tirar a carteira de trabalho?

Atualmente, a idade mínima para fazer a carteira de trabalho é 14 anos. Vale destacar que nem sempre as empresas toparão contratar o menor, visto que isso pode gerar riscos e responsabilidades. 

Onde tirar carteira de trabalho?

Você precisa tirar a sua carteira de trabalho e não sabe quais são as opções? Afinal, aonde se deve ir? Confira as possibilidades!

Veja também:  Como Rastrear Pedido Hering (Transportadora)

1– Carteira de Trabalho Online

Conforme visto em tópicos anteriores, é possível ter a carteira de trabalho digital, desde que se tenha um dispositivo conectado à internet.

Desde 2017, o documento digital passa a substituir o físico. Sendo assim, você não precisa mais carregar o “oficial” juntamente com seus outros documentos, basta ter o smartphone em mãos.

2– Agendamento online

Assim como descrito em tópicos anteriores, você pode agendar para tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho.

Durante o próprio agendamento você escolherá o local, conforme o que estiver disponível em sua cidade na data e horário de atendimento desejados.

3– Ir direto em um posto

Se você não gosta de nenhuma das duas opções “digitais”, é possível ir direto em um posto habilitado para fazer a sua carteira de trabalho. Os locais que mais comumente contam com esse serviço, são:

  • Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
  • Gerência Regional do Trabalho.
  • Postos de atendimento ao trabalhador.
  • Postos de prestação de serviço ao cidadão.

Lembre-se de levar os documentos necessários. Como não foi feito o agendamento prévio, pode ser que você enfrente filas até que seja realizado o atendimento!