Skip to content

Consulta Número de Reservista Online (Pelo CPF)

Número de Reservista

Homens quando completam 18 anos de idade devem, obrigatoriamente, se alistar ao exército. Esta é uma maneira de garantir uma série de direitos, como prestar concursos públicos, realizar a matrícula em cursos de graduação e pós-graduação, e assim por diante.

Mesmo que não seja chamado para exercer, você precisa ter sempre em mãos o seu certificado de reservista. Neste artigo, aprenda como se faz consulta do número de reservista online, através de um tutorial simples e descomplicado. Prossiga a leitura!

Como consulta número de reservista online?

Consultar o seu número de reservista online é muito simples. Ele será útil para quando for prestar provas de concurso, vestibulares (se tiver mais que 18 anos), adentrar em uma instituição de ensino superior, e assim por diante.

Se você está conectado a internet, confira o passo a passo para finalizar a consulta de reservista online!

1º) Acesse o seu navegador: é possível realizar a consulta tanto pelo celular quanto pelo computador.

2º) Acesse o site do Governo Federal: antes de tudo, você precisa criar a sua conta no site “gov.br”. Para isso, acesse o seguinte link: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=contas.acesso.gov.br&authorization_id=17c17c1a81e. 

Tenha o seu CPF em mãos e o documento de identidade, pois alguns dados pessoais serão solicitados para concluir o seu cadastro. Feito isso, siga para os próximos passos.

3º) Acesse o site do Alistamento Militar Online: depois de ter o seu cadastro no gov.br finalizado, é hora de ir para o Alistamento Militar. Acesse o seguinte link: https://alistamento.eb.mil.br/.

4º) Preencha o formulário: vá até a opção já me alistei, faça o seu login da conta gov.br. Será solicitada uma autorização para que o Governo Federal tenha acesso aos seus dados, e você deverá autorizar.

Veja também:  Que Horas Abre a Caixa Econômica? ATUALIZADO 2021

5º) Verifique o seu número: depois de cumpridos os passos anteriores, você deve escolher a opção “Certificados Militares”. Por lá você encontrará o seu número de reservista!

Percebe como é simples? Com a internet, várias facilidades estão disponíveis, poupando você de enfrentar filas e outras complicações!

Número de Reservista

Como consulta número de reservista militar pelo CPF?

Outra maneira muito simples de acessar o seu número de reservista militar é utilizando o CPF.

Para isso:

  • Acesse o seguinte link: https://www.stm.jus.br/servicos-stm/certidao-negativa.
  • Clique em “emitir certidão negativa”.
  • Informe seu nome completo, CPF e nome da mãe.
  • Envie os dados.
  • Agora, é só verificar o seu certificado negativo e por lá encontrar o seu número de reservista.

Como este número não é tão pedido como CPF e RG, é difícil sabê-lo de cabeça. Mas, lembre-se de que você poderá voltar e consultá-lo quantas vezes quiser (e precisar), sem qualquer custo ou dor de cabeça!

Como tirar comprovante de reservista pela Internet?

O comprovante de certidão negativa é um documento que comprova que você foi dispensado do serviço militar, podendo ser chamado a qualquer momento no caso de guerras ou conflitos que necessitem de muitos homens para lutar – o que acreditamos ser inviável nos dias de hoje.

Porém, há outro documento “físico”, o Certificado de Dispensa de Incorporação, que você deve ter em mãos depois de ter se alistado, visto que ele pode ser pedido em várias situações.

Ele quer dizer que, mesmo tendo se alistado, você não está apto e/ou não é necessário para o serviço militar naquele momento. Para ter o Certificado em questão, você deve:

  • Ir até a junta militar da sua cidade, portando documento pessoal com foto e um comprovante de residência.
  • Os militares irão agendar uma cerimônia de juramento, juntamente com outras pessoas. Será preciso participar para ter o Certificado.
  • Depois disso, você agenda um horário e vai novamente à junta militar municipal para retirar o seu certificado.
Veja também:  Como Pedir Comida no AiQFome (Como funciona)

Quando tiver este documento em mãos, é muito importante guardá-lo bem, pois para emitir outro (segunda via), será necessário retornar à Junta Militar Municipal.

Como tirar o certificado de reservista online?

Agora que você já sabe a diferença, tenha em mente que o Certificado de Dispensa de Incorporação (conhecido pela sigla CDI) só pode ser emitido quando se vai pessoalmente à junta militar.

Diferentemente, a certidão negativa pode ser emitida pela Internet, através do site do Superior Tribunal Militar: https://www.stm.jus.br/servicos-stm/certidao-negativa.

Por lá, basta informar o seu CPF para ter acesso ao número de reservista e, também, a certidão negativa.

Não deixe de retirar o CDI e guardá-lo muito bem, visto que faz parte dos documentos pessoais dos homens.

Também, saiba que a não apresentação ao exército pode gerar punições. Respeite os prazos para evitar quaisquer problemas!